Zanzibar
Zanzibar fica localizado ao largo da costa da Tanzânia e é composto por duas ilhas: Zanzibar e Pemba, separadas do continente pelo Canal de Zanzibar. Esta região é uma grande produtora de especiarias, como o cravinho, a canela e a pimenta.
A sua gastronomia é uma fusão de influências árabes, africanas e indianas e as especiarias como a canela, o gengibre e o cravinho, entre outras, dão um caráter único aos cozinhados tradicionais. Entre os pratos típicos destaca-se o ugali, o arroz picante com batatas, a carne, o peixe e o biriani, com cordeiro, bem como uma grande variedade de frutas tropicais.
Zanzibar alberga um interessante encontro da cultura africana e árabe. Visite Stone Town, com as suas ruelas e arquitetura de influência árabe, onde as ruas estreitas e as casas de portas de madeira trabalhadas até à perfeição formam labirintos onde é fácil perder-se. Esta é uma cidade onde as velhas mansões, algumas ainda ricas em detalhes, representam um período de glória do passado. Atualmente, existe alguma decadência na sua manutenção, o que não lhe retira o toque romântico do passado.
Depois da escravatura e do comércio de marfim e das plantações de cravinho, Zanzibar encontrou no turismo uma razão para se reinventar. Sinta os aromas a noz-moscada, cravinho e canela ou desfrute das suas praias, verdadeiros postais ilustrados,com palmeiras, águas límpidas e recifes de coral.
Este é um excelente local para a prática de mergulho, bem como de surf, windsurf e kitesurf. Aqui encontra a felicidade de não fazer nada, desfrutando das fabulosas praias e do clima quente e tropical.
A Ilha das Especiarias, terra natal do lendário Freddie Mercury, fundador da banda rock Queen, proporciona, a quem a visita, umas férias tranquilas, com as suas palmeiras espalhadas pelas praias e os lagos de corais, onde se descobrem as maravilhas naturais do fundo do mar.