Ilha Terceira
A Ilha Terceira é a segunda ilha mais habitada dos Açores, sendo a ilha mais próxima a de São Jorge. Integrante do “Grupo Central” já foi denominada como Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras.
O centro histórico de Angra do Heroísmo, Cidade Património da Unesco, desde dezembro de 1983, apresenta um património arquitetónico e paisagístico único e caracteriza-se pelo seu traçado singular. Saindo em direção ao campo, os quadriculados verdes, povoados de vacas leiteiras, são um cartão postal desta ilha, marcada pela história e pelos monumentos, mas também pelas serras, pelos campos floridos, pelas peculiares piscinas naturais e pelos tradicionais “Impérios”, devotados ao culto do Espírito Santo. Esta é uma ilha sempre em festa, pelo que, de maio a setembro, não perca as Festas do Espírito Santo, as Festas Sanjoaninas e as animadas touradas à corda.
Passeando pelas estradas, as hortênsias dão cor à paisagem, mas é nos miradouros da ilha que se pode assistir a um espetáculo único, uma paisagem natural de cortar a respiração.
A gastronomia da Terceira é conhecida pela alcatra, que geralmente é de carne de vaca, mas que também pode ser de peixe. Na doçaria, destaque para os bolos Dona Amélia. Para além da observação das baleias e dos golfinhos, o contraste entre as cores vivas da natureza e a tranquilidade remete-nos para a simplicidade da vida.
Contudo, não se deixe enganar por essa aparente calmaria pois, por aqui, é possível desfrutar da vida ao máximo, aproveitando para praticar pesca desportiva, observação de aves, passeios de bicicleta e BTT, canoagem e kayaking, canyoning, geoturismo, golfe, passeios pedestres, passeios a cavalo, parapente, mergulho, surf e iatismo. Para os amantes de espeleologia, recomenda-se uma vista ao Algar do Carvão e à Gruta do Natal. O Centro Histórico de Angra do Heroísmo é reconhecido internacionalmente como Cidade Património Mundial da Unesco.
Há ainda belas paisagens campestres e o Algar do Carvão, um antigo vulcão adormecido, onde é possível descer até cerca de 100 metros de profundidade e apreciar as maravilhas bem guardadas pela natureza. Recomenda-se ainda a Piscina dos Biscoitos, piscinas naturais formadas por rochas de cor escura, a estância balnear mais procurada da ilha, ideal para uns dias de descanso e de contemplação da natureza.