Ilha Terceira
A Ilha Terceira é a segunda ilha mais habitada dos Açores, sendo a ilha mais próxima a de São Jorge. Integrante do “Grupo Central” já foi denominada como Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras.
O centro histórico de Angra do Heroísmo, Cidade Património da Unesco, desde dezembro de 1983, apresenta um património arquitetónico e paisagístico único e caracteriza-se pelo seu traçado singular. Saindo em direção ao campo, os quadriculados verdes, povoados de vacas leiteiras, são um cartão postal desta ilha, marcada pela história e pelos monumentos, mas também pelas serras, pelos campos floridos, pelas peculiares piscinas naturais e pelos tradicionais “Impérios”, devotados ao culto do Espírito Santo. Esta é uma ilha sempre em festa, pelo que, de maio a setembro, não perca as Festas do Espírito Santo, as Festas Sanjoaninas e as animadas touradas à corda.
Passeando pelas estradas, as hortênsias dão cor à paisagem, mas é nos miradouros da ilha que se pode assistir a um espetáculo único, uma paisagem natural de cortar a respiração.
A gastronomia da Terceira é conhecida pela alcatra, que geralmente é de carne de vaca, mas que também pode ser de peixe. Na doçaria, destaque para os bolos Dona Amélia. Para além da observação das baleias e dos golfinhos, o contraste entre as cores vivas da natureza e a tranquilidade remete-nos para a simplicidade da vida.
Contudo, não se deixe enganar por essa aparente calmaria pois, por aqui, é possível desfrutar da vida ao máximo, aproveitando para praticar pesca desportiva, observação de aves, passeios de bicicleta e BTT, canoagem e kayaking, canyoning, geoturismo, golfe, passeios pedestres, passeios a cavalo, parapente, mergulho, surf e iatismo. Para os amantes de espeleologia, recomenda-se uma vista ao Algar do Carvão e à Gruta do Natal. O Centro Histórico de Angra do Heroísmo é reconhecido internacionalmente como Cidade Património Mundial da Unesco.
Há ainda belas paisagens campestres e o Algar do Carvão, um antigo vulcão adormecido, onde é possível descer até cerca de 100 metros de profundidade e apreciar as maravilhas bem guardadas pela natureza. Recomenda-se ainda a Piscina dos Biscoitos, piscinas naturais formadas por rochas de cor escura, a estância balnear mais procurada da ilha, ideal para uns dias de descanso e de contemplação da natureza.
São Miguel
São Miguel é a maior das ilhas do arquipélago dos Açores. De natureza vulcânica, a ilha tem um clima temperado oceânico e muito para descobrir.
O Vulcão das Sete Cidades deu origem a duas lagoas que vivem lado a lado, uma azul e outra verde. Localizada na zona mais ocidental da ilha, esta é uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, e pode ser vista, em toda a sua grandiosidade, do Miradouro da Vista do Rei, assim chamado em homenagem à presença do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia, em 1901. Outro ponto de interesse é a zona das Furnas, com as suas fumarolas, mas também águas quentes e medicinais, procuradas para tratamentos. Recomenda-se que se aprecie os diferentes paladares das águas minerais, que brotam naturalmente e se oferecem em inúmeras fontes naturais.
Em qualquer altura do ano, é indispensável que leve roupa de banho e se delicie nas quentes piscinas de águas castanhas, férreas e sulfurosas, reconhecidas pelas propriedades terapêuticas e cuja temperatura ronda os 25ºC. Uma dessas piscinas está no Parque Terra Nostra, um jardim botânico que possui uma das maiores coleções do mundo de camélias, tendo mais de 600 géneros diferentes e mais de 2000 espécies de árvores.
Para além das paisagens naturais, São Miguel distingue-se ainda pelas inúmeras igrejas e monumentos que dão cor à cidade de Ponta Delgada, toda ela virada para o mar e para a marina, com os seus barcos a namorarem o mar.
Descubra as plantações de chá e de ananás. Esta ilha tem muito para oferecer a quem a visita e disponibiliza opções para todos os gostos. De entre as múltiplas sugestões de atividades, destaque para o mergulho, observação de cetáceos e natação com golfinhos, passeios pedestres, geoturismo na Caldeira do Vulcão das Furnas, na Caldeira do Vulcão do Fogo, na Lagoa do Congro e na Caldeira do Vulcão das Sete Cidades, golfe, um programa termal de saúde e bem-estar, pesca desportiva, vela, surf e bodyboard, canyoning, canoagem e caiaques, parapente, passeios de bicicleta e BTT, passeio a cavalo e observação de aves.